Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

As primeiras revelações sobre o túmulo de Jesus

November 1, 2016

Os arqueólogos acharam intacta a pedra de calcário onde o corpo de Cristo teria sido colocado. Local foi aberto na semana passada, em Jerusalém

 

As primeiras investigações sobre o local que seria o túmulo de Jesus, segundo a tradição cristã, revelaram que a cama funerária onde o corpo teria sido colocado permaneceu intacta. Essa era uma das grandes questões que a abertura da tumba, feita no início da semana passada, deveria esclarecer. A conclusão, dos arqueólogos da Universidade Nacional e Técnica de Atenas, na Grécia, foi divulgada nesta segunda-feira. O túmulo está localizado dentro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, e foi aberto pela primeira vez desde 1555.

 

De acordo com a tradição religiosa, após a crucificação, o corpo de Cristo foi colocado em um tipo de cama funerária cavada nas paredes de uma caverna calcária, em 30 ou 33 d.C. O túmulo estava coberto por placas de mármore, colocadas para evitar saques e danos provocadas pelas grandes levas de peregrinos ao local. A primeira camada foi posta provavelmente no momento do sepultamento. Já o segundo revestimento foi colocado em 1555.

 

Por sua vez, a caverna está dentro da edícula, um tipo de casa pequena, reconstruída entre 1808 e 1810, depois do incêndio que atingiu a Basílica, na época.

 

O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro. A descoberta dos arqueólogos pode provar que a localização do túmulo não mudou ao longo do tempo, mesmo após o acidente, e resistiu durante mais de 2.000 anos.

 

Restauração
 

As portas da Basílica foram fechadas algumas horas antes do encerramento em 26 de outubro, na última quarta-feira. Durante as 60 horas permitidas para análises pelos grupos religiosos de católicos, ortodoxos e coptas que regem o local, os pesquisadores retiraram as placas que cobriam o túmulo e estudaram o mármore da caverna. Após retirarem a primeira camada, os arqueólogos encontraram uma pilha de entulho e uma nova pedra de mármore, na noite de 28 de outubro, poucas horas antes vencer o prazo. Essa segunda camada era de cor cinza e possuía uma pequena cruz gravada. Embaixo dela estava a cama funerária intacta do messias cristão.

 

Os cientistas colheram alguns dados e fecharam o túmulo, novamente, com o seu revestimento original. Restaurado pela equipe, ele não poderá mais ser aberto por anos ou até mesmo milênios. “A conservação arquitetônica que estamos realizando está destinada a durar para sempre”, afirmou Antonia Moropoulou, pesquisadora e responsável pela pesquisa inédita, em entrevista a revista americana National Geographic.

 

A edícula também está sendo restaurada pela equipe. Além do incêndio de 1808, a estrutura também sofreu danos em um terremoto de 1927 e estacas foram colocadas 20 anos depois, para segurar a pequena casa.

 

A reforma deve terminar no primeiro semestre de 2017 e é uma parceria da National Geographic Society, a Universidade Nacional e Técnica de Atenas, na Grécia, o rei da Jordânia, Abdullah II, e da ONG americana World Monuments Fund (WMF, na sigla em inglês). 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now