Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Tarifa de ônibus intermunicipais sobe domingo

February 7, 2017

 

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) derrubou a liminar que suspendia o reajuste nas tarifas do transporte intermunicipal, operado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). Com a decisão, expedida na sexta-feira (3) pelo presidente do órgão, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, a Secretaria de Transportes Metropolitanos aumentará o valor das passagens dos ônibus que fazem as linhas entre as cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) no próximo domingo, dia 12.

O questionamento e a tentativa de barrar, na Justiça, o aumento das passagens dos ônibus intermunicipais partiu da bancada do PT na Assembleia Legislativa. O grupo ingressou com o pedido após o anúncio da secretaria, no dia 4 de janeiro, de que as tarifas das 84 linhas que circulam dentro da RMS -- e outras, de quatro regiões metropolitanas do Estado -- seriam reajustadas em 6,81%, em média, considerando os custos de mão-de-obra, combustível e veículos. 

Segundo a EMTU, no entanto, o índice de reajuste foi divulgado de forma equivocada. Na ocasião, as tarifas já haviam sido rejustadas em 7,07%, o percentual correto, que passa a vigorar a partir de domingo.

O aumento chegou a vigorar entre os dias 8 e 12 de janeiro, quando então houve a liminar. Os usuários que pagaram as passagens mais caras naquele período, inclusive, puderam pedir reembolso dos valores.

O pedido à Justiça para a suspensão do aumento, segundo o deputado estadual Alencar Santana, incluiu também as tarifas de integração no transporte público da capital paulista. Entretanto, em sua decisão, o desembargador do TJ/SP derrubou apenas a liminar relativa aos transportes metropolitanos. "A bancada do PT vai recorrer para que a decisão final inclua também a EMTU", disse o parlamentar. Alencar e a bancada defendem que, além de prejudicar as pessoas que mais necessitam do transporte coletivo -- pois precisam percorrer longas distâncias --, o aumento anunciado pelo governo não foi devidamente justificado. "Na planilha não há detalhamento dos custos", diz.

Já a Secretaria de Transportes Metropolitanos alega que, se não houver o reajuste, haverá um impacto que afetará "de forma drástica e prejudicial o sistema de transporte e os cofres do governo do Estado", que chegaria a R$ 28 milhões, só no caso da EMTU. E o desembargador acatou essa decisão. "Este pedido encontra-se instruído com documentos comprobatórios da variação de preços dos insumos de transporte público e demais elementos que justificam a recomposição tarifária almejada", escreveu Paulo Dimas.

Pesa no bolso

Apesar da derrubada da liminar, as tarifas dos ônibus intermunicipais permaneciam inalteradas para quem usou o serviço ontem. Entre os passageiros, alguns ainda não estavam sabendo da decisão judicial. "É ruim porque pesa no bolso da gente", falou a auxiliar de montagem Cleonice Aparecida de Oliveira, de 26 anos, que mora em Boituva. O carpinteiro Gerson da Silva Pereira, de 62 anos, mora em Salto de Pirapora e vem a Sorocaba todos os dias, para trabalhar. "A passagem é cara e todo dia o ônibus está muito lotado. Se pelo menos tivesse conforto... Eles ganham tão bem, por que não cuidam bem da gente?", questionou.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now