November 28, 2019
November 19, 2019
November 19, 2019
October 28, 2019
September 26, 2019
Posts Recentes
Posts Em Destaque
Ônibus voltam a circular amanhã em Sorocaba
June 5, 2017

A decisão foi anunciada após reunião no TRT na tarde desta segunda (05) - ERICK PINHEIRO
Os ônibus voltam a circular normalmente na terça-feira (6), em Sorocaba, com a suspensão da greve dos motoristas. A decisão foi anunciada na tarde desta segunda-feira (5) depois da audiência mantida no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Campinas, que reuniu representantes do Sindicato da categoria e das empresas que operam o sistema, além de advogados da Urbes.
O acordo mediado pelo vice-presidente da Corte, Edmundo Fraga Lopes, prevê que a retomada dos serviços ocorra já a partir do primeiro turno dos motoristas (que começam a sair das garagens por volta das 3h para os primeiros horários das linhas) e se dará para que as partes tentem chegar a uma solução negociada. Uma nova audiência está marcada para o próximo dia 14, às 10h30.
Nesta segunda-feira (5), apenas 30% da frota de ônibus está na rua. A greve foi iniciada pela manhã após a falta de acerto entre sindicato e empresas.
De acordo com a Urbes, a atual situação financeira do sistema de transportes em Sorocaba não permite atender neste momento às reivindicações da categoria, pois traria um grande impacto que acabaria refletindo na tarifa ao usuário. Para 2017, o governo municipal já prevê um subsídio estimado em aproximadamente R$ 70 milhões para garantir a manutenção do equilíbrio econômico e financeiro desse sistema.
O subsídio nada mais é que o repasse de recursos orçamentários que a Prefeitura de Sorocaba deve fazer às empresas concessionárias (Consor e STU) que atuam no Sistema de Transporte Coletivo da cidade para atender às gratuidades e descontos especiais nas tarifas oferecidas à população. Ele ainda supre a diferença financeira entre o valor da tarifa pública e a remuneração dos serviços das empresas de ônibus, que inclui o custo por quilômetro rodado do transporte especial e a tarifa técnica. Além disso, as concessionárias são remuneradas pelo número de pessoas que utilizam o sistema, independente se pagantes ou não.
Fonte: Cruzeiro do Sul
Siga
I'm busy working on my blog posts. Watch this space!