Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Prefeitura inicia mutirão para a realização de consultas e exames

July 11, 2017

 

O programa municipal Saúde em Dia começou os atendimentos na manhã desta segunda-feira (10), em uma tenda montada ao lado a Unidade Básica de Saúde do Jardim São Guilherme, na zona norte de Sorocaba. A ação tem como objetivo desafogar as filas de espera para exames, consultas e procedimentos. A expectativa para esta segunda era realizar 50 atendimentos de ultrassonografia do tipo doppler e 20 consultas pré-operatórias. 
  
Segundo a Prefeitura, o cronograma seguirá um plano de trabalho que foi elaborado pela associação que gerenciará o serviço e aprovado pela prefeitura para atender à demanda existente estimada em mais de 50 mil consultas e 20 mil exames e procedimentos. A previsão é de que a média mensal seja de 5 mil atendimentos. 
  

Os pacientes atendidos elogiaram a ação, mas demonstraram preocupação com o prosseguimento dos tratamentos. Dionízia Monberge de 67 anos, que acompanhava o marido de 84 anos, comemorava que ele conseguiu fazer os dois procedimentos que aguardava desde 2010. "Achei ótimo", disse. O temor, no entanto, era enfrentar uma longa espera pela continuidade do tratamento. De acordo com o coordenador da organização responsável pelo serviço, Renato Quintela Pirotto, o objetivo é absorver a demanda reprimida no munícipio e a intenção é atender o paciente plenamente, concluindo o seu tratamento no local. Porém, nos casos em que seja necessária uma continuidade, eles serão referenciados a outras unidades de saúde e a Secretaria da Saúde de Sorocaba tem se preparado para acolher essa demanda. "É uma força-tarefa feita junto com a Prefeitura". 

O serviço é oferecido por meio de um contrato firmado pela Prefeitura de Sorocaba com o Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies), que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) especializada em unidades móveis para atendimento médico. Segundo Pirotto, que é coordenador de projetos no interior de São Paulo do Cies, o contrato tem duração de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses. Durante o período, serão realizados exames de ultrassonografia, mamografia, endoscopia, colonoscopia, consultas pré- cirurgicas, cirurgias vasculares, ortopédicas e pequenos procedimentos. A remuneração do Cies é por atendimento, de acordo com a tabela do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Greve de ônibus 

De acordo com o coordenador, a expectativa era de um fluxo maior de pacientes pela manhã e acredita que a greve do transporte coletivo possa ter atrapalhado algumas pessoas, mas destaca que não foi um índice alto de abstenção. "A greve atrapalhou um pouco sim", observa. Quem perdeu a consulta ou exames que estavam agendados deve procurar a unidade de saúde em que realiza o tratamento para buscar o reagendamento. 

A insegurança em relação a frequência dos ônibus durante a greve fez com que Isilda de Fátima de Oliveira, 59 anos, que mora na Vila Haro, caminhasse até o Centro, onde pediu um táxi. "Fiquei com medo do ônibus demorar e eu não conseguir chegar", disse. A senhora aprovou a iniciativa e relata que aguardava para realizar o doppler nas pernas desde 2015 na Policlínica Municipal de Especialidades. Sofrendo de má circulação e dependendo do exame para dar prosseguimento ao tratamento, ela chegou a cogitar fazer um empréstimo para pagar o procedimento, que custaria por volta de R$ 400 em uma clínica particular, quando recebeu o aviso do mutirão. 

Os pacientes estão sendo agendados por meio da Central de Regulação de Vagas municipal e pela rede de Atenção Básica, composta por 32 Unidades Básicas de Saúde. Ou seja, não há atendimento sem agendamento no local. "É importante ressaltar que aqui não é um Pronto Atendimento ou Unidade Básica de Saúde", diz Pirotto.

 

Fonte: Cruzeiro do Sul

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now