Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Comércio começa a contratar para o Natal

October 20, 2017

 

O comércio de rua, os shopping centers e os supermercados de Sorocaba já deram início à abertura de vagas temporárias para o fim de ano. De acordo com as entidades que representam os três setores, este ano a expectativa é de aumento entre 3% a 7,5% no número de contratações. Especialistas de Recursos Humanos (RH), no entanto, alertam para a concorrência mais acirrada entre os candidatos, por causa do alto número de desempregados.

Um curso de capacitação promovido pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso), voltado especificamente para quem está em busca de trabalho temporário, teve as 360 vagas preenchidas em dois dias.

De acordo com a Acso, este ano o comércio da cidade deverá gerar cerca de 2.300 vagas temporárias, o que representa um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2016. Para o presidente da entidade, José Alberto Cépil, o aumento pode ser creditado à maior confiança dos empresários no cenário de recuperação econômica. "A expectativa é de que a movimentação financeira com as vendas de Natal alcance R$ 2,2 bilhões nos últimos dois meses do ano em Sorocaba, com uma estimativa de alta de 4% em relação ao ano passado", disse Cépil.

O setor de supermercados também prevê aumento na oferta de vagas temporárias. A Associação Paulista de Supermercados (Apas) não possui dados da cidade, mas estima um crescimento de 7,5% em todo o Estado de São Paulo, o que representa cerca de 9 mil, ante 8.331 nos meses de novembro e dezembro do ano passado. "Para este ano, do total de 9 mil temporários, cerca de 20%, ou seja, 1.800 pessoas devem ser contratadas de forma definitiva", conforme a Apas.

De seis shoppings de Sorocaba, quatro se pronunciaram sobre a contratação de temporários. O Cidade Sorocaba espera um crescimento de 15% em relação ao ano passado, mas não deu número em vagas. "As expectativas de vendas para o final do ano são positivas, já que o Natal é considerado a melhor época do ano para o comércio. Com isso os administradores estimam um aumento nas contratações temporárias, já que as vendas devem subir 5% em relação ao mesmo período do ano passado", informa o shopping por meio de nota.

O Sorocaba Shopping deve criar 100 vagas para o final do ano. "Os lojistas iniciam as contratações no mês que vem, para que os novos funcionários passem pelo período de adaptação e em dezembro já estejam aptos a atender os clientes. Esperamos também que as vendas do Natal sejam acima das do ano de 2016, na ordem de 5%, pois estamos sentindo uma crescente demanda nos meses que se sucedem", disse o gerente administrativo do shopping, Tadeu Scolari.

A assessoria de imprensa do Pátio Cianê afirma que o shopping não tem como estimar no momento o número de contratações temporárias porque elas são geradas pelos lojistas. "Ainda assim, como sabemos que esta é uma época tradicional de crescimento no movimento do shopping e de maior fluxo de vendas, nossa expectativa é positiva. Em geral, o maior volume de contratações ocorre em novembro, porém, já há movimentações neste sentido entre os lojistas", disse o shopping, por meio de nota.

Os lojistas do Iguatemi Esplanada ainda não informaram à administração o número previsto de contratações temporárias. Um exemplo informado pela assessoria de imprensa de imprensa é o de uma loja de brinquedos, que aumentou seu quadro em 30% com a contratação de temporários para o Dia das Crianças, número que deve ser repetido para o Natal.

Além disso, quatro novas lojas e mais três salas de cinema começam a funcionar nos próximos meses, com contratações fixas de funcionários.


Lojas e supermercados recebem currículos

Algumas lojas e supermercados de Sorocaba já começaram a receber e selecionar currículos para as contratações temporárias de fim do ano. É o caso das duas unidades do supermercado Ypê, na zona norte da cidade, e da Baby Calçados, na região central.

Segundo o gerente do supermercado Ypê da Vila Helena, Marcelo de Lima Luz, a rede deve contratar entre 10 a 12 pessoas para a duas unidades. As contratações temporárias serão mais para os setores de açougue, padaria, atendimento e caixa, diz Luz "Nós já temos um banco de currículos e estamos separando alguns", afirma o gerente.

No centro da cidade, os lojistas também se preparam para contratar temporários. O gerente da Baby Calçados, Antonio Wesley, informa que este ano deverão ser contratados entre 8 a 10 pessoas. "Já estamos recebendo currículos e os contratados vão atuar no atendimento a clientes", diz Wesley.

Para a professora de Gestão e Negócios do Senac Sorocaba, Maria Alice Ruy Nogueira, apesar das vagas serem temporárias, os candidatos devem se preparar adequadamente para o processo de seleção, pois a concorrência este ano deverá ser ainda maior. 

Segundo ela, o candidato deve ter postura adequada na hora da entrevista e se possível ter feito antes um curso na área que pretende ingressar. "Além disso, caso o candidato consiga a vaga, se ele pretende continuar no emprego deverá fazer um bom trabalho. Assim as chances de ser efetivado no emprego serão maiores", observa Maria Alice.

 

Fonte: Cruzeiro do Sul

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now