Please reload

Posts Recentes

Frigoríficos aumentam propagação de covid-19 no interior do país

June 25, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Vacina fracionada chega hoje a todas as 32 UBSs

February 8, 2018

 

As 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba farão a partir de hoje a vacinação contra a febre amarela com a dose fracionada da vacina. Ontem, a utilização dessas doses começou na UBS do Éden, na zona leste. Pela manhã, o movimento foi tranquilo naquela unidade e as pessoas levavam cerca de 10 minutos entre a triagem e a aplicação da vacina. Foi o que disse a terapeuta ocupacional e professora, Claudia Júnia Ferreira, 40 anos, que foi ao local com os três filhos: Júnia, 10 anos, Otávio, 6, e Bento, 1. Ela e os dois filhos maiores tomaram a dose fracionada e o bebê, por conta da faixa etária, tomou a dose padrão. 

Antes da imunização, Claudia passou pela triagem, onde apresentou os documentos e as carteiras de vacinação e foi informada sobre o fracionamento e a indicação das doses. "Foi rápido, em 10 minutos nós quatro fomos vacinados e agora estou tranquila." 

87% da população 

Segundo a Prefeitura, a meta em Sorocaba é vacinar 87% da população e o encerramento da campanha está previsto para o início de maio de 2018. Para ser vacinado, o sorocabano deve procurar a UBS mais próxima de sua residência e levar um documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. O endereço das unidades pode ser consultado no portal da Prefeitura de Sorocaba, pelo site: http://bit.ly/2ErJGUW. 

Segundo a programação da Secretaria da Saúde (SES), as UBSs Haro, Márcia Mendes, Sorocaba 1, Wanel Ville, Rodrigo, Maria do Carmo e Laranjeiras, vacinarão 500 pessoas por dia. Já nas UBSs Cerrado, Simus, São Guilherme, Barão, Maria Eugênia, Nova Esperança, São Bento, Carandá, Angélica, Fiori, Mineirão, Nova Sorocaba, Habiteto, Paineiras, Ulisses, Vitória Régia, Éden, Barcelona, Escola, Hortência e Santana serão 300 doses diariamente. O atendimento é de segunda a sexta, a partir das 8h, com distribuição de senhas por ordem de chegada. Caso o número de senhas não exceda, elas serão fornecidas até às 15h. 

De acordo com a SES, somente as UBSs Aparecidinha, Brigadeiro Tobias, Sabiá e Cajuru irão vacinar contra a doença por meio do sistema de agendamento, pois essas regiões já receberam as ações preventivas. 


 

O fracionamento da vacina corresponde à aplicação de um quinto da dose integral e segundo o Ministério da Saúde ela é indicada a partir dos 2 anos de idade. Crianças entre 9 meses e menores de 2 anos devem tomar a dose padrão. A dose fracionada protege por pelo menos oito anos, sendo recomendado o reforço após esse período. Já a dose padrão protege uma pessoa por toda a vida. As pessoas também devem ficar atentas aos grupos para as quais nem a dose fracionada e nem a padrão são indicadas, e em caso de dúvidas devem consultar um médico. 

Quem vai viajar para países que exigem o certificado internacional de vacinação devem tomar somente a dose padrão. Para essa imunização a pessoa deve apresentar documento de comprovação da viagem em qualquer uma das 32 unidades para ser vacinado. Para obter o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) a pessoa já vacinada precisa fazer um pré-cadastro no site da Anvisa (www.anvisa.gov.br) e depois comparecer a uma das quatro UBSs indicadas: Vila Angélica, Vila Hortência, Jardim Simus e Cerrado. É necessário fazer agendamento, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Segundo a SES, a emissão do certificado será de acordo com a prioridade de data da viagem de cada pessoa.

 

Fonte: Cruzeiro do Sul

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags