Please reload

Posts Recentes

Frigoríficos aumentam propagação de covid-19 no interior do país

June 25, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Mensagem do padre Flávio cria pânico sobre risco de epidemia: “não estou fazendo terrorismo”

April 2, 2018

Um alerta em áudio gravado pelo presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, sobre o risco de uma epidemia grave de gripe H3N2 neste outono/inverno, em Sorocaba, tinha como destino 9 pessoas.

 

 

O que ele não imaginava é que esse áudio seria compartilhado para milhares de sorocabanos, criando pânico em muitos deles. Eu recebi de 19 fontes diferentes o áudio do padre e sempre vinha com o tom de alarme que variou do “você viu isso?” até o “vamos todos morrer?”

 

Falei no domingo e nesta segunda-feira com o padre Flávio e ele surpreso com o tamanho da repercussão e admitiu que lhe faltou experiência para dar sequência a um assunto dessa magnitude.

 

“O objetivo não é alarmar e nem causar pânico na cidade, mas alertar para que sejam tomadas as devidas precauções com antecedência. Por isso, eu entrei em contato com o prefeito José Crespo (DEM) e falei com ele sobre essa hipótese. Ele me respondeu por e-mail, por volta das 4h30, e disse que a Prefeitura ainda não pode fazer licitação, mas ele vai começar a tomar as prevenções. Não estou fazendo terrorismo, mas quero avisar que a Santa Casa já vive lotada, com 13 leitos na emergência e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 18, e eu tenho que deixar dois de reserva em caso de problemas cirúrgicos. Se a epidemia de gripe vier a se confirmar, a Prefeitura de Sorocaba tem que arranjar outros lugares porque não vai ter leito na Santa Casa”.

 

O lado bom do alerta do padre Flávio, em que pese a repercussão política negativa de sua fala, é o das pessoas se tocarem que uma higiene frequente das mãos e hábitos de não levar as mãos à boca e ao nariz ajuda, e muito, a evitar a proliferação de qualquer vírus. Além disso, deve incentivar as pessoas a serem vacinadas na campanha que será realizada pelo poder público.

 

Prefeitura tranquiliza

 

A Secretaria da Saúde informa seguir todos os protocolos e recomendações do Ministério da Saúde, repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, e que até o momento não houve nenhum alerta a respeito de uma epidemia de gripe neste outono e inverno.

 

A Secretaria de Saúde enfatiza que o padre não é autoridade competente para anunciar o surgimento ou alastramento de novas variações da gripe, ainda mais baseando-se na opinião de um amigo infectologista, e ratifica que conta com leitos na Santa Casa, Santa Lucinda, Conjunto Hospitalar de Sorocaba e Hospital do Gpaci, para o caso do surgimento de uma epidemia de gripe.

 

Por fim, a Prefeitura de Sorocaba revelou que entre os dias 16 de abril e 25 de maio (com Dia D no dia 5 de maio), acontece a Campanha de Vacinação – Influenza. No dia 15 de abril haverá também um simpósio promovido pelo governo do Estado sobre a influenza (gripe).

 

Fonte: Jornal Ipanema

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags