Please reload

Posts Recentes

Auxílio emergencial de R$ 300 não compra cesta básica

September 10, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Crianças são foco da 2ª etapa da vacinação

May 2, 2018

 

As crianças com idade entre seis meses e cinco anos podem -- e devem -- tomar a vacina contra a gripe nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Sorocaba a partir desta quarta-feira (02). A imunização, segundo Celeste Gomez Sardinha, médica pediatra e docente da Faculdade de Ciências Médicas da PUC, é a melhor e a mais segura maneira para proteger contra a doença. A campanha nacional teve início na semana passada e, em Sorocaba, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos três primeiros dias, 2.408 trabalhadores da área de saúde e 17.391 adultos com 60 anos ou mais foram vacinados.

Na segunda etapa da campanha, além das crianças, gestantes e puérperas também devem ser imunizadas. A pediatra explica que a gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus Influenza, o qual pode ser classificado como Influenza tipo A, B ou C. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacina de 2018 seja capaz de imunizar a população de risco contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.

Entre os sintomas mais comuns da gripe, afirma a médica, estão a febre alta, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. "A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar. Também ocorre quando a pessoa contaminada não lava suas mãos e deixa os vírus em superfícies onde ela toca", relata Celeste. Por conta da forma de propagação, a médica afirma que as crianças, em particular as que convivem nas creches e escolas, estão mais sujeitas à transmissão do vírus entre si.

Ela alerta que caso a gripe não seja tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia e outras complicações como a otite e a sinusite. "O quadro respiratório pode ser muito grave em pessoas que têm as defesas imunológicas reduzidas ou não desenvolvidas, como é o caso de crianças menores de 5 anos", destaca a médica. De acordo com a especialista, o medo de que a vacina possa causar sintomas semelhantes à da gripe é infundado, pois a vacina é feita a partir de fragmentos dos vírus, ou seja, vírus morto, e portanto, previne a doença, mas não causa seus sintomas. "A vacina está contraindicada, porém, se a criança tiver alergia comprovada à clara ou à gema do ovo."

Nos últimos anos, observa Celeste, vem aumentando a preocupação com a tendência dos pais não vacinarem seus filhos, com receio de reações às vacinais. "Essa situação tem provocado o aumento do número de casos com doenças que podem ser prevenidas pelas vacinas", diz. Com relação à vacina da gripe, afirma, as reações adversas são raras, podendo causar uma pequena reação alérgica no local de aplicação.

Celeste ressalta que além de prevenir a gripe através da vacina, outras medidas simples podem evitar que ela se alastre. "Ensine seu filho a lavar frequentemente as mãos, a não compartilhar os copos e talheres, a beber muita água e manter uma alimentação saudável e balanceada", orienta. É importante também evitar o contato de crianças com pessoas gripadas e manter arejado o ambiente em que ela esteja."

A vacina está disponível nas UBSs conforme o horário de funcionamento de cada uma delas, que pode ser consultado através do link bit.ly/2ErJGUW. A terceira etapa da campanha de vacinação começa no dia 9 de maio e englobará portadores de comorbidades, professores de escolas públicas e privadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade (mais os dois grupos anteriores).
 

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now