Please reload

Posts Recentes

Centrais sindicais protestam dia 7 de agosto contra o abandono da saúde pelo governo

August 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Eleitores só têm hoje para a regularização do título

May 9, 2018

Os eleitores que pretendem votar nas eleições deste ano -- quando serão escolhidos o novo presidente da República, senadores e deputados -- e precisam fazer qualquer regularização em relação ao título só têm esta quarta-feira (09) para procurar pelos atendimentos dos cartórios eleitorais. Nove de maio é o prazo final, de acordo com o calendário eleitoral, para qualquer alteração desse tipo. A partir de amanhã, os cartórios deixam de fazer todos os atendimentos relacionados ao alistamento eleitoral -- emissão de novo título, regularização por falta de votação, transferência eleitoral, mudança de local de votação e outros serviços semelhantes -- que serão retomados somente após o fim do processo eleitoral, em 5 de novembro. "Quem perdeu o prazo da biometria, em 23 de março, teve o título cancelado. E se não comparecer até esta quarta, não poderá votar este ano", alerta o chefe do cartório da 343ª Zona Eleitoral, João Lima. 

 

Segundo Lima, o calendário eleitoral foi estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por meio da resolução 23.555, de dezembro do ano passado. E este, alerta, tem como base a legislação eleitoral, mais especificamente a lei 9.504/97, que determina que as alterações de inscrição eleitoral só podem ser feitas até 151 dias antes do pleito. Por isso, reforça o chefe de cartório, não haverá prorrogação de prazos. 

Grandes filas 

Ontem foi mais um dia de espera nos postos de atendimento. E a procura foi grande durante todo o dia. Na sede dos cartórios eleitorais, no Mangal, uma grande fila permanecia formada do lado de fora às 16h30. Senhas foram distribuídas até 17h, a partir de quando os funcionários passaram a orientar os eleitores de que poderiam esperar para agendar atendimento para hoje. "Depois do dia 23 de março fizemos plantões em todos os finais de semana, que ficaram totalmente vazios", lembra Lima. 

 

 

"Fora hoje, já tentei quatro vezes ser atendida e não consegui. Estava sempre muito cheio", disse a professora Patrícia Pinheiro, de 37 anos. Moradora do Cajuru, ela disse que o fato de não haver atendimento naquela região da cidade a acabou prejudicando. "Fui quando o ônibus estava no Éden, mas estava tudo muito lotado. Os outros lugares ficaram fora de mão para mim, principalmente por que trabalho o dia todo." O agente Maurici Jorge Queirós, de 53 anos, também comparecia ao cartório pela segunda vez. "Corremos o risco de acabar tendo muitas restrições sem o título em dia." A auxiliar de limpeza Gelsi Felisbino, de 50 anos, afirmou não estar preocupada com o voto, mas com as limitações que a falta do documento podem provocar. "A gente movimenta conta em banco, não pode arriscar." 

 

Quem ainda pretende regularizar a situação eleitoral deve comparecer hoje a um dos cinco postos de atendimento da Justiça Eleitoral. Nos cartórios eleitorais (praça da Maçonaria, s/n, no Mangal) o atendimento acontece das 9h às 18h. No Shopping Iguatemi Esplanada é possível fazer a biometria das 9h às 19h; já no Shopping Cidade, o horário é das 9h às 18h. No Poupatempo e no Ônibus da Biometria, que está ao lado do Terminal Santo Antônio, o eleitor pode ser atendido das 9h às 17h.

 

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags