Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

57 mil eleitores de Sorocaba estão com títulos cancelados

May 15, 2018

 

Cerca de 57 mil eleitores de Sorocaba não poderão votar nas eleições 2018 porque estão com os títulos cancelados, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). De acordo com o TRE, eles perderam o último prazo dado pela Justiça Eleitoral para regularização do documento. O prazo terminou no último dia 9 deste mês e desde então os eleitores só poderão regularizar a situação em novembro quando o cadastro eleitoral for novamente aberto. "Não há multa por não ter realizado a biometria no prazo. Entretanto, o eleitor poderá ter eventuais multas por não ter votado e nem justificado em eleições anteriores", disse em nota o TRE. Em Sorocaba, no último dia os eleitores esperaram mais de duas horas para fazer o procedimento. 

O TRE afirma que quando acabou o prazo do cadastramento biométrico obrigatório em Sorocaba no dia 23 de março deste ano, cerca de 94 mil eleitores de Sorocaba não tinham feito o procedimento e tiveram seus títulos cancelados. A partir do dia 26 de março até 9 de maio, foi aberto pela Justiça Eleitoral o prazo nacional para as regularizações, novos títulos e transferências de domicílio visando às eleições de 2018, incluindo a biometria. 

Segundo o TRE, após 9 de maio não é mais possível regularizar a situação do título de eleitor porque a data marca o fechamento do cadastro eleitoral com 151 dias de antecedência da votação, conforme previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). 

Para quem teve o título cancelado, o TRE orienta o eleitor a requerer a biometria e outros serviços eleitorais após a abertura do cadastro eleitoral, em novembro. De acordo com o órgão, quem não transferiu o documento ainda pode votar no domicílio eleitoral de origem ou justificar a ausência no município em que reside agora, desde que a biometria não seja obrigatória. "Só há multa caso o eleitor não vote e não justifique", diz o TRE. A Justiça Eleitoral também orienta que o eleitor que está com o título cancelado e não regularizou sua situação pode justificar a ausência em município diverso daquele de inscrição eleitoral, evitando pagar multa. 

Já nas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), onde a biometria também é obrigatória para as eleições 2018 como Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, mais de 7 mil eleitores também não fizeram a biometria até o dia 9 deste mês. De acordo com o TRE, 3.992 pessoas não fizeram a biometria em Salto de Pirapora e 3.198 em Araçoiaba da Serra. Os números de Votorantim não foram divulgados.

 

 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now