Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

O paracetamol está infectado com um vírus mortal? Mentira!

June 12, 2018

Notícia falsa que circula na internet orienta as pessoas a não usarem um tipo desse analgésico. Fomos averiguar o que a ciência diz sobre o assunto

 

Aviso urgente! Cuidado para não tomar o paracetamol que vem escrito p-500. É novo, muito branco e brilhante brilhante [sic]. Os médicos provam que contêm o vírus Machupo, considerado um dos vírus mais perigosos do mundo com elevada taxa de mortalidade”. Esse é um trecho de uma mensagem que tem circulado nas redes sociais nas últimas semanas (veja abaixo). A postagem ainda traz uma série de imagens alarmantes e, diga-se, de extremo mau gosto.

 

 

Para tentar saber o que há por trás dessa história, conversamos com o farmacologista Marcelo Muscará, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). O expert garante que não há um pingo de verdade nessa informação. “A indústria farmacêutica tem um controle de qualidade muito rígido e uma coisa dessas nunca poderia acontecer sem passar despercebida”, esclarece.

 

E tem mais: um blister e uma caixa de papelão fechada não são lá o melhor lugar para um vírus chamar de casa. “Ele não consegue sobreviver por muito tempo num ambiente seco, como um comprimido.

 

Essas formulações têm menos de 1% de água”, acrescenta Muscará. Além disso, o medicamento tem uma série de outros componentes junto com o princípio ativo que servem para estabilizar a fórmula, como sorbitol e manitol. Essas substâncias não permitiriam que um agente infeccioso se estabelecesse por ali.

 

De acordo com o site Boatos.org, uma versão parecida dessa fake news circulou há alguns anos em Moçambique. Na ocasião, o paracetamol “estaria infectado” com o ebola. Como havia um pânico geral em relação a esse vírus no continente africano, é natural que a baboseira se alastrou como fogo pelas redes sociais de lá. 

 

 

Fonte : Saúde Abril

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now