Please reload

Posts Recentes

Desemprego no Brasil bate recorde e atinge 13,1 milhões de pessoas

October 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Texto-base da MP da Liberdade Econômica é aprovado pela Câmara

August 19, 2019

O texto-base da MP da Liberdade Econômica foi aprovado na Câmara em meio às discussões sobre o trabalho aos domingos e a previsão de regras diferenciadas para quem recebe mais de 30 salários mínimos. O projeto de Medida Provisória 881 foi endossado por 345 parlamentares contra 76 e tem até 27 de agosto para ser votado no Senado, antes de caducar. Defendido pelos liberais e tratado como prioridade pelo governo, o projeto facilita a abertura de empresas e traz a chamada desburocratização do Estado. Nesta quarta-feira (14/8), serão avaliados os destaques.

 

Na última versão do texto, entregue aos parlamentares na semana passada, a autorização de trabalho aos domingos para diversos setores econômicos, inclusive o comércio, previa que uma folga dominical fosse dada ao trabalhador em um período de sete semanas (e não mais de quatro, como previa a versão anterior). O governo recuou e passa a valer a folga obrigatória no domingo dentro de um mês. “A gente viu que a guerra da comunicação o governo perdeu. Considero que, para fazer uma lei boa para a sociedade, ela tem que aceitar bem”, disse o relator, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS).

 

O artigo que previa a criação de um documento único e eletrônico para transporte de cargas foi retirado, e deve voltar ao Congresso na forma de um projeto de lei enviado pelo Planalto. Associações de classe de caminhoneiros se manifestaram a favor da MP, mas contra o chamado Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que passaria a ser de emissão obrigatóri para todos os modelos de transporte.

 

Após pressão dos aeroviários, o relator retirou do texto o artigo que previa que contratos acima de 30 salários mínimos fossem regidos pelo Direito Civil, e não mais pela CLT, o que sobreporia o acordo em contrato com a legislação trabalhista.

“O apelo final veio dos pilotos, que trouxeram a demanda, uma preocupação, e poderia trazer prejuízo a milhares de trabalhadores”, completou Goergen.

 

O relator apresentou uma emenda aglutinativa que inclui o conteúdo da MP 876, de abertura e fechamento de empresas, a carteira digital de trabalho e o eSocial, sistema do governo para envio de informações trabalhistas eletronicamente. Foi mantida, ainda, a obrigatoriedade de ponto para empresas com mais de 20 funcionários — atualmente, firmas com mais de 10 pessoas têm esse compromisso.

Embates

Durante a discussão da MP, um dos embates mais fortes foi sobre a possibilidade de trabalho aos domingos. Enquanto o PSL minimizava esse ponto, a oposição dizia que era injusto aumentar a carga horária dos trabalhadores, sem remuneração obrigatória, num país com índices de desemprego alarmantes. “Colegas da oposição se ofendem quando se fala em trabalho. Qual é o problema de emprego, de trabalho? Só querem direitos. Quem quer mudar o país tem de se preocupar com deveres”, disse Bibo Nunes (PSL-RS).

 

Na contramão do Planalto, João Henrique Campos (PSB-PE) afirmou na tribuna que “não existem mais políticos dispostos a sentar-se à mesa, na luz do dia, e discutir legislações que possam beneficiar, de fato, o brasileiro”. Para o deputado, colocar o trabalho aos domingos no texto da MP da Liberdade Econômica foi uma forma de pressionar parlamentares a “engolir o jabuti” do presidente da República, Jair Bolsonaro

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Sindicato da Alimentação de Sorocaba​


Tel: (15) 3339-9250------
E-mail: sindicato@sindalimento.com.br
Endereço​​​​​​: Rua Piauí, 105 - Centro
Sorocaba - SP 18035-580

Filiado a

Subsede Tatuí


Tel: (15) 3259-6055
Endereço​​​​​​: Rua Aureliano de Camargo, 35
 - Centro - Tatuí - SP 18271-130

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

Sindalimento

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now